Cirurgia Robótica

A cirurgia robótica vem ganhando cada vez mais destaque, mas os reais benefícios dela precisam ser muito bem dosados.

A cirurgia robótica usa uma tecnologia de ponta, em que por meio de pequenas incisões na pele, o robô alcança regiões de difícil acesso no método tradicional, com mais precisão. Nessa modalidade cirúrgica, o médico usa um controle do tipo joystick – que reproduz os movimentos de forma delicada – enquanto visualiza a imagem em um monitor de altíssima definição.

Durante a cirurgia, o robô transmite a imagem em 3D e alta definição do local a ser operado, o que permite ao médico observar mais detalhes e garantir maior precisão no procedimento. O robô permite ainda contrastes da imagem, possibilitando maior evidência das lesões que precisam ser eliminadas. Sua tecnologia também é capaz de estabilizar o tremor de mãos do cirurgião.

Em comparação às cirurgias abertas, a paciente que faz cirurgia pela plataforma robótica fica menos tempo internada, têm resultados melhores e uma recuperação mais rápida, ou seja, mais qualidade de vida. Já na laparoscopia, os benefícios são comparáveis quando se fala em tratar doenças como endometriose por exemplo, a menos que a doença se localize em sítios de acesso mais difícil como o diafragma.

A cirurgia robótica é segura e eficaz, pois o robô atua obedecendo os comandos do cirurgião e a Clínica Medicina da Mulher é pioneira no quesito qualificação profissional no uso dessa tecnologia. Os prós e contras de sua indicação devem ser muito bem avaliados.